Topo
cbCTA

Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos

O Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos - CBCTA evidência uma trajetória de ousadia e determinação. Há quase três décadas, um grupo de pouco mais de 80 pessoas, a maioria docentes e pesquisadores liderados por Horst Beck, dava início na USP, ao que viria se tornar o mais importante congresso da área na América Latina. Hoje, o CBCTA tem um papel de destaque no cenário científico e tecnológico nacional e internacional.

Idealizado por renomados cientistas da época, o Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos permitiu o influxo em inúmeras idéias e projetos inovadores para a academia e para a indústria brasileira. O evento, que acontece a cada dois anos (anos pares), tem sua marca consolidada no meio acadêmico, científico, governamental e empresarial, tendo reunido desde sua primeira edição mais de 20 mil participantes de 50 países e cerca de 15 mil trabalhos científicos apresentados.

Em todos os congressos CBCTA, o índice de satisfação de expositores se mostra muito satisfatório com o movimento e a qualidade dos estandes do congresso. Para pequenas, médias e grandes empresas, o evento oferece oportunidades inéditas, principalmente pelo contato direto com pesquisadores e mão de obra qualificada presente entre os congressistas.

O evento sempre representou um importante impacto para a economia do município receptor. Para viabilizar o Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, a sbCTA juntamente com os parceiros locais, contrata em média, 30 empresas dos mais diversos setores, que por sua vez geram pelo menos 1000 empregos indiretos por evento.

Faça o download do regulamento do CBCTA

XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos




http://www.ufrgs.br/sbctars-eventos/xxvcbcta/

Fan page (no facebook) https://www.facebook.com/xxvcbcta/?fref=ts

De 24 a 27 de outubro de 2016 acontece no Centro de Eventos da FAURGS, em Gramado/RS, o XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CBCTA) conjuntamente com o 10º Simpósio Internacional de Alimentos da CIGR (Comissão Internacional de Engenharia Agrícola e de Alimentos).

O CBCTA é o evento mais tradicional promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA), que desde a sua criação vem reunindo representantes de órgãos governamentais, indústrias de alimentos, pesquisadores e professores da área, bem como estudantes de graduação e pós-graduação. Já o Simpósio Internacional de Alimentos do CIGR tem sido realizado em diferentes países como Nova Zelândia, China, África do Sul, França e Alemanha, congregando destacados pesquisadores e profissionais em diferentes áreas do conhecimento relacionados à Ciência e Tecnologia de Alimentos. Neste ano, o evento conjunto terá como enfoque prioritário a parceria entre a indústria de alimentos e a área acadêmica e de pesquisa, com o intuito de estreitar os laços em prol da inovação e sustentabilidade na obtenção de alimentos seguros e de qualidade.

No ano em que a SBCTA comemora 50 anos de sua fundação, o Congresso na sua 25ª edição será realizado pela SBCTA-Regional RS e, pela primeira vez, organizado em conjunto com um evento internacional, e terá como tema “Alimentação: a árvore que sustenta a vida”, no intuito de promover debates e atualizações que contemplem a sustentabilidade na produção de alimentos.

Durante o congresso haverá minicursos e divulgação de trabalhos científicos na forma de pôsteres, sendo os melhores trabalhos apresentados na forma oral, em sessões técnicas específicas. Como ocorre tradicionalmente durante as edições do CBCTA e do Simpósio de Alimentos do CIGR, os melhores trabalhos serão agraciados, destacando-se o prêmio Leopold Hartman. Durante a abertura do evento, acontecerá também a entrega do prêmio André Tosello, destinado a um pesquisador renomado na comunidade científica que, por sua dedicação e esforço, venha promovendo o desenvolvimento das ciências ligadas aos alimentos, tanto nos seus aspectos básicos quanto nos aplicados. Será também entregue o CIGR Section VI Award aos que têm contribuído internacionalmente para a área de Alimentos.

“Alimentação: a árvore que sustenta a vida”

Áreas Temáticas:

  • Inovação em Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Sustentabilidade na produção de alimentos
  • Desafios da Ciência e Tecnologia de Alimentos em Nutrição e Saúde
  • Processamento e Engenharia de Alimentos
  • Segurança dos alimentos
  • Atualidades em Análise de Alimentos

Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos/sbCTA
Av. Brasil, 2880 Jd. Chapadão – Campinas/SP – CEP 13070-178 - CNPJ: 46.113.742/0001-24 – IE: Isento - Fones: (19) 3241-0527 – (19) 3241-5793 - Email: sbcta@sbcta.org.br
© 2015 sbCTA, Todos os Direitos Reservados
Topo