Como forma de incentivo à pesquisa científica na área de C&T em alimentos foi lançado em outubro de 1986, o Prêmio André Tosello. O prêmio tem como objetivo premiar pesquisadores que tenham realizado pesquisa básica ou aplicada, relacionada ao desenvolvimento de pesquisas ligadas aos alimentos no País. A escolha do nome do pesquisador é uma homenagem a vida e a obra do professor André Tosello, fundador da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, a primeira da América Latina. A entrega do Prêmio André Tosello sempre acontece durante a abertura solene dos congressos Brasileiros de Ciência e Tecnologia de Alimentos/CBCTA.
Lançamento do Prêmio aconteceu em Brasília em Outubro de 1966, durante a solenidade comemorativa do Dia Mundial da Alimentação e já contemplou os seguintes pesquisadores:
1987 - Dr. Leopoldo Hartman |
1989 - Dr. Rodrigo Otávio Teixeira Neto |
1993 - Dr. Cyro Gonçalves Teixeira |
1997 - Dra. Maria Elisa Wohlers de Almeida |
2001 - Dr. Franco Maria Lajolo |
2005 - Dra. Delia Rodriguez Amaya |
2007 - Dr. Geraldo Arraes Maia |
2009 - Dr. Renato João Sossela de Freitas |
2013 - O ano de concessão do prêmio foi alterado para os anos pares, conforme regulamento aprovado em 26/09/2014 |
2014 - Dr. Jorge Mancini Filho |
2016 - Dr. Nelcindo Nascimento Terra 2018 -Dr. Narendra Narain 2020 - Dr. Paulo Cesar Stringheta 2022 - Dra. Gláucia Maria Pastore 2024 - Dra. Suzana Caetano da Silva Lannes |
REGULAMENTO
06.08.1993 - regulamento criado e aprovado
26.09.2014 – regulamento alterado e aprovado
1. NOME DO PRÊMIOPrêmio André Tosello (acompanhado do ano da sua concessão).
2. OBJETIVOPor em destaque, na comunidade científica, aqueles profissionais que por sua dedicação e esforço venham promovendo o desenvolvimento das ciências ligadas aos alimentos, tanto nos seus aspectos básicos, quanto nos aplicados.
3. PATROCINADORSociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos - SBCTA, com a finalidade de colocar em evidência a vida e a obra do Professor André Tosello, e, com esse exemplo, estimular a dedicação e o trabalho dos profissionais ligados ao setor de Alimentos.
4. CARACTERÍSTICASO prêmio, oferecido a cada dois anos, é representado por um diploma a ser entregue a seu detentor, em Reunião Solene da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos - SBCTA.
5. CANDIDATOSPodem ser indicados ao prêmio, todos aqueles que labutam na área do "Alimento" há mais de dez (10) anos.
6. INSCRIÇÕESA inscrição ao prêmio deverá ser feita por grupos de sócios da SBCTA, que encaminharão a indicação ao Presidente desta entidade, por meio de sua Secretaria até o dia 31 de agosto do ano anterior ao ano da concessão do prêmio, nas seguintes condições:
a. a indicação deverá ser proposta em ofício assinado por no mínimo dez (10) sócios efetivos da SBCTA, filiados a não menos de três (03) anos ininterruptos;
b. o ofício deverá ser acompanhado de uma justificativa dos motivos que levaram os sócios a propor o nome de seu candidato;
c. o curriculum vitae do candidato deverá acompanhar o ofício-proposta, servindo de esclarecimento pormenorizado às justificativas apresentadas em b;
d. os documentos referidos em b e c deverão vir em envelope fechado acompanhando o ofício-proposta, tendo na face frontal a indicação de destinar-se ao "Prêmio André Tosello" e com a identificação do remetente;
e. as propostas poderão ser encaminhadas pessoalmente ou pelo correio (registrado ou SEDEX), valendo a data da postagem.
7. JULGAMENTOa. o julgamento será realizado por uma comissão designada para o fim específico, a cada ano da concessão do prêmio.
b. Farão parte da comissão: um (1) membro da Diretoria da SBCTA, preferencialmente seu Presidente que exercerá a presidência desta comissão; um (1) membro da família do Professor André Tosello ou pessoa por ela indicada em ofício; duas (2) pessoas que já tenham recebido esse prêmio, preferencialmente os últimos; um (1) representante da FEA/UNICAMP alternando-se com um (1) representante do ITAL em ocasiões consecutivas da outorga do prêmio; um (1) representante da Associação Brasileira da Indústrias de Alimentos-ABIA e dois (2) sócios efetivos profissionais indicados pelo Conselho da SBCTA.
c. caberá a essa comissão, reunida em data, local e hora previamente marcados, abrir os envelopes relativos a cada candidato, avaliar justificativas e currículos apresentados, a fim de estabelecer uma relação preferencial de qualificações.
d. Ao candidato que obtiver da comissão o maior número de "indicação preferencial", será concedido o prêmio.
8. COMUNICACÃOCaberá ao Presidente da SBCTA comunicar ao escolhido a decisão da comissão, informando-o das peculiaridades da entrega do prêmio.
9. PREMIAÇÃOA entrega do Prêmio André Tosello deverá ser feita em Reunião Solene da Diretoria da SBCTA, preferencialmente durante os Congressos Brasileiros de Ciência e Tecnologia de Alimentos realizados pela SBCTA.
10. DISPOSIÇÕES GERAISa. A decisão da comissão é soberana e irrecorrível.
b. Será sigilosa toda a tramitação de nomes e documentos enviados para concorrer ao prêmio.
c. A comissão poderá decidir pela não outorga do Prêmio, se assim o julgar.
d. Caberá à SBCTA custear ao laureado as despesas de transporte e estadia para receber o prêmio.