Topo
sbCTA

Prêmio André Tosello

Como forma de incentivo à pesquisa científica na área de C&T em alimentos foi lançado em agosto de 1993, o Prêmio André Tosello. O prêmio tem como objetivo premiar pesquisadores que tenham realizado pesquisa básica ou aplicada, relacionada ao desenvolvimento de pesquisas ligadas aos alimentos no País. A escolha do nome do pesquisador é uma homenagem a vida e a obra do professor André Tosello, fundador da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, a primeira da América Latina. A entrega do Prêmio André Tosello sempre acontece durante a abertura solene dos congressos Brasileiros de Ciência e Tecnologia de Alimentos/CBCTA.

Lançamento do Prêmio aconteceu em Brasília em Outubro de 1996, durante a solenidade comemorativa do Dia Mundial da Alimentação e já contemplou os seguintes pesquisadores:

1987 - Dr. Leopoldo Hartman
1989 - Dr. Rodrigo Otávio Teixeira Neto
1993 - Dr. Cyro Gonçalves Teixeira
1997 - Dra. Maria Elisa Wohlers de Almeida
2001 - Dr. Franco Maria Lajolo
2005 - Dra. Delia Rodriguez Amaya
2007 - Dr. Geraldo Arraes Maia
2009 - Dr. Renato João Sossela de Freitas
2013 - O ano de concessão do prêmio foi alterado para os anos pares, conforme regulamento aprovado em 26/09/2014
2014 - Dr. Jorge Mancini Filho
2016 - Dr. Nelcindo Nascimento Terra
2018 -Dr. Narendra Narain
2020 - Dr. Paulo Cesar Stringheta
2022 - Dra. Gláucia Maria Pastore
2024 - Dra. Suzana Caetano da Silva Lannes

REGULAMENTO

06.08.1993 - regulamento criado e aprovado
26.09.2014 – regulamento alterado e aprovado

1. NOME DO PRÊMIO

Prêmio André Tosello (acompanhado do ano da sua concessão).

2. OBJETIVO

Por em destaque, na comunidade científica, aqueles profissionais que por sua dedicação e esforço venham promovendo o desenvolvimento das ciências ligadas aos alimentos, tanto nos seus aspectos básicos, quanto nos aplicados.

3. PATROCINADOR

Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos - SBCTA, com a finalidade de colocar em evidência a vida e a obra do Professor André Tosello, e, com esse exemplo, estimular a dedicação e o trabalho dos profissionais ligados ao setor de Alimentos.

4. CARACTERÍSTICAS

O prêmio, oferecido a cada dois anos, é representado por um diploma a ser entregue a seu detentor, em Reunião Solene da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos - SBCTA.

5. CANDIDATOS

Podem ser indicados ao prêmio, todos aqueles que labutam na área do "Alimento" há mais de dez (10) anos.

6. INSCRIÇÕES

A inscrição ao prêmio deverá ser feita por grupos de sócios da SBCTA, que encaminharão a indicação ao Presidente desta entidade, por meio de sua Secretaria até o dia 31 de agosto do ano anterior ao ano da concessão do prêmio, nas seguintes condições:

a. a indicação deverá ser proposta em ofício assinado por no mínimo dez (10) sócios efetivos da SBCTA, filiados a não menos de três (03) anos ininterruptos;

b. o ofício deverá ser acompanhado de uma justificativa dos motivos que levaram os sócios a propor o nome de seu candidato;

c. o curriculum vitae do candidato deverá acompanhar o ofício-proposta, servindo de esclarecimento pormenorizado às justificativas apresentadas em b;

d. os documentos referidos em b e c deverão vir em envelope fechado acompanhando o ofício-proposta, tendo na face frontal a indicação de destinar-se ao "Prêmio André Tosello" e com a identificação do remetente;

e. as propostas poderão ser encaminhadas pessoalmente ou pelo correio (registrado ou SEDEX), valendo a data da postagem.

7. JULGAMENTO

a. o julgamento será realizado por uma comissão designada para o fim específico, a cada ano da concessão do prêmio.

b. Farão parte da comissão: um (1) membro da Diretoria da SBCTA, preferencialmente seu Presidente que exercerá a presidência desta comissão; um (1) membro da família do Professor André Tosello ou pessoa por ela indicada em ofício; duas (2) pessoas que já tenham recebido esse prêmio, preferencialmente os últimos; um (1) representante da FEA/UNICAMP alternando-se com um (1) representante do ITAL em ocasiões consecutivas da outorga do prêmio; um (1) representante da Associação Brasileira da Indústrias de Alimentos-ABIA e dois (2) sócios efetivos profissionais indicados pelo Conselho da SBCTA.

c. caberá a essa comissão, reunida em data, local e hora previamente marcados, abrir os envelopes relativos a cada candidato, avaliar justificativas e currículos apresentados, a fim de estabelecer uma relação preferencial de qualificações.

d. Ao candidato que obtiver da comissão o maior número de "indicação preferencial", será concedido o prêmio.

8. COMUNICACÃO

Caberá ao Presidente da SBCTA comunicar ao escolhido a decisão da comissão, informando-o das peculiaridades da entrega do prêmio.

9. PREMIAÇÃO

A entrega do Prêmio André Tosello deverá ser feita em Reunião Solene da Diretoria da SBCTA, preferencialmente durante os Congressos Brasileiros de Ciência e Tecnologia de Alimentos realizados pela SBCTA.

10. DISPOSIÇÕES GERAIS

a. A decisão da comissão é soberana e irrecorrível.

b. Será sigilosa toda a tramitação de nomes e documentos enviados para concorrer ao prêmio.

c. A comissão poderá decidir pela não outorga do Prêmio, se assim o julgar.

d. Caberá à SBCTA custear ao laureado as despesas de transporte e estadia para receber o prêmio.

Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos/sbCTA
Av. Brasil, 2880 Jd. Chapadão – Campinas/SP – CEP 13070-178 - CNPJ: 46.113.742/0001-24 – IE: Isento - Fones: (19) 3241-0527 – (19) 3241-5793 - Email: sbcta@sbcta.org.br
© 2015 sbCTA, Todos os Direitos Reservados
Topo