Topo
sbCTA

Fundador

Os avanços do País no desenvolvimento da ciência e tecnologia de alimentos passam obrigatoriamente pelos ideais de um seleto grupo de homens, entre eles, André Tosello, o idelizador da sbCTA. Norteado por propostas práticas sempre em busca do pioneirismo, o professor Tosello era uma personalidade notável e respeitada no Brasil e fora dele.

Engenheiro agrônomo formado pela ESALQ/USP foi um homem de personalidade marcante pela determinação de por em prática suas idéias. Integralmente dedicado ao trabalho, colecionou em sua trajetória de sucesso inúmeras conquistas para o País e para o desenvolvimento da ciência e tecnologia de alimentos.

Sempre soube balancear sua carreira discutindo as principais atividades ligadas à ciência e tecnologia de alimentos sem esquecer de fortalecer a boa relação com homens de alta dignidade científica e moral. Por isso foi escolhido pelo fundador da Unicamp, Zeferino Vaz, para integrar o grupo de cérebros notáveis para estruturar a “Escola de escolas”: a Unicamp, onde dirigiu a FEA por 13 anos.

Antes porém, foi um dos principais idealizadores e fundadores, no início dos anos 60, do Centro Tropical de Pesquisas e Tecnologias de Alimentos (CTPTA) que depois deu origem ao ITAL. Olhando à frente com foco na capacitação de profissionais, bancou o envio em 1963 de 11 engenheiros pesquisadores que foram os responsáveis pela estruturação técnica e científica do ITAL e mais tarde alguns iriam para a Unicamp.

André Tosello, que morreu em 1982 e deixou as marcas de um homem determinado e cordial, capaz de aliar a excelência científica ao temperamento apaixonado. Tosello também criou a Fundação Centro Tropical de Pesquisas e Tecnologia de Alimentos, hoje Fundação Tropical.

Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos/sbCTA
Av. Brasil, 2880 Jd. Chapadão – Campinas/SP – CEP 13070-178 - CNPJ: 46.113.742/0001-24 – IE: Isento - Fones: (19) 3241-0527 – (19) 3241-5793 - Email: sbcta@sbcta.org.br
© 2015 sbCTA, Todos os Direitos Reservados
Topo