Topo
sbCTA

História

A história da sbCTA se confunde com a expansão da indústria alimentícia e com o surgimento dos primeiros cursos de engenharia de alimentos no Brasil. A proposta de criação da sbCTA “nasceu” em outro continente, em um documento assinado em Varsóvia, por André Tosello e Walter Santos durante a realização, em agosto de 1966, do II Congresso Internacional de Ciência e Tecnologia de Alimentos.
Ao trazer para o Brasil um projeto para responder rapidamente às necessidades do país, o professor Tosello entendia que sua proposta era ir além do cenário desenvolvimentista que surgia no final dos anos 60, com o processo de crescimento brasileiro. Era preciso multiplicar os conhecimentos.

No último dia do evento na Polônia, o comitê organizador do congresso reunido com cientistas brasileiros e latino-americanos aprovou a criação da Associação Latino-americana de Ciência e Tecnologia de Alimentos, que teve como primeiro presidente: o professor André Tosello.

Coube a ele agregar notáveis brasileiros aos ideais multidisciplinares que sociedade buscava. Conseguiu. Oito meses após inúmeros contatos Brasil afora, em uma reunião inaugural ocorrida em 8 de abril de 1967, às 15 horas, no Centro de Treinamento em Campinas, hoje a CATI, 71 profissionais assinavam a primeira ata de criação da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos - sbCTA e elegeram a primeira diretoria.

Discutir as principais atividades ligadas à ciência e tecnologia de alimentos e fortalecer as relações entre pesquisadores, profissionais da área e empresas foi o passo inicial. Em pouco tempo, a sbCTA se tornaria uma das principais sociedades científicas do País conjugando ciência com prestação de serviços.

Porém, um novo desafio na área aguardava Tosello. Foi incubido pelo reitor da Unicamp, Zeferino Vaz, de concretizar outro sonho: montar a 1a Faculdade de Tecnologia de Alimentos da América Latina: a FEA.

Cinco décadas depois, a sbCTA continua a conjugar exemplarmente divulgação científica, prestação de serviços e ações de interesse de toda a sociedade brasileira. Ao longo dos anos se transformou em uma sociedade científica respeitada no Brasil e no exterior.
Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos/sbCTA
Av. Brasil, 2880 Jd. Chapadão – Campinas/SP – CEP 13070-178 - CNPJ: 46.113.742/0001-24 – IE: Isento - Fones: (19) 3241-0527 – (19) 3241-5793 - Email: sbcta@sbcta.org.br
© 2015 sbCTA, Todos os Direitos Reservados
Topo