Topo
Notícias

Bolsas JP (ITAL)

10/10/2018

ITAL abre inscrições para seleção de três jovens pesquisadores com bolsas financiadas pela FAPESP

Como parte do Plano de Desenvolvimento Institucional de Pesquisa (PDIP) financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, oferece três Bolsas Jovem Pesquisador, com duração de 24 meses, destinadas a doutores que possuem experiência em pesquisa e não têm vínculo empregatício. Os interessados devem se inscrever no Processo Seletivo até 20 de outubro.

Os jovens pesquisadores selecionados atuarão na área de Biologia Molecular aplicada à Microbiologia de Alimentos, no Centro de Tecnologia de Carnes, e nas áreas de Química e Bioquímica de Alimentos, no Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos (CCQA). O valor da bolsa é de R$ 8.152,20 por mês, isenta de imposto de renda.

Para Biologia Molecular aplicada à Microbiologia de Alimentos, o candidato deve ter graduação em Ciências Biológicas ou áreas correlatas, mestrado e doutorado em Biologia Funcional ou Molecular ou áreas correlatas e experiência comprovada por meio de artigos publicados em revistas internacionais. É obrigatório ainda possuir experiência em pesquisa nas áreas de Microbiologia, Genômica, Biologia Molecular ou áreas correlatas.

Para Química de Alimentos, o candidato deve possuir doutorado em Química Analítica (Ciências) ou áreas afins, e para Bioquímica de Alimentos, o candidato deve possuir doutorado em Química, Biologia Molecular, Engenharia de Alimentos, Farmácia e Bioquímica (Ciências) ou áreas afins. Em ambas as áreas, são exigidas experiência mínima de seis meses em desenvolvimento de projeto de pesquisa no Exterior e experiência comprovada em pesquisa de bioacessibilidade e biodisponibilidade de elementos metálicos em amostras de alimentos.

Na Química de Alimentos, o candidato deve ter experiência também em pesquisas com estudos de técnicas de cultivo celular, em métodos espectrométricos de análise de metais e uso de nanopartículas minerais em alimentos. Já na Bioquímica é exigida complementarmente experiência em pesquisas com estudos de técnicas de determinação de atividade biológica funcional de compostos alimentares; em métodos de eletroforese, espectrofotometria com microplacas, cromatografia e espectrometria de massa; e uso de ensaios imunoenzimáticos (ELISA), cultivo celular e ensaios da atividade biológica.

Outras informações estão disponíveis na página http://www.ital.agricultura.sp.gov.br/oportunidades.php

ITAL seleciona candidatos para mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos


O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, está com inscrições abertas até 31 de outubro para o Processo Seletivo do curso de mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, com início em 2019. Os interessados devem se inscrever presencialmente ou via postal.

São oferecidas 10 vagas em que os candidatos aprovados poderão atuar em 15 linhas de pesquisas, como desenvolvimento de sistemas de embalagens, conservação de alimentos por processos térmicos, micronutrientes e contaminantes inorgânicos em alimentos, secagem de frutas e hortaliças e seus co-produtos, e tecnologia de produtos derivados do cacau.

O Processo Seletivo é composto pela prova escrita, que será aplicada em 26 de novembro, seguida de entrevista individual e análise do currículo pela Comissão Julgadora, previstas para 29 e 30 de novembro para os candidatos aprovados no exame. O resultado final deverá ser divulgado em 14 de dezembro.

Outras informações, como documentos obrigatórios e a lista completa das linhas de pesquisa, podem ser consultadas no edital, disponível no link http://www.ital.agricultura.sp.gov.br/pos_processo_seletivo.php, onde também podem ser baixadas a ficha de inscrição e o modelo da carta de recomendação.

Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o curso de pós-graduação stricto sensu teve início em março de 2016 no ITAL e atualmente conta com 23 alunos regulares e soma 19 teses defendidas.



Sobre o ITAL

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) promove atividades de pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica, inovação e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas. Fundado em 1963 e situado em Campinas/SP, o ITAL, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, conta com sete unidades técnicas especializadas em produtos cárneos, de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças, engenharia de processos industriais e embalagens; 15 plantas piloto especializadas em processamento de alimentos e bebidas e de avaliação do desempenho de embalagens; e 35 laboratórios de análise e ensaios.O ITAL conta também com uma Plataforma de Inovação Tecnológica, especializada em estudos de tendências de mercado e de prospecção de oportunidades e demandas de inovação. É certificado na norma NBR ISO 9001 e possui ensaios acreditados na norma ISO/IEC 17025 pela CGCRE/INMETRO. Mais informações no website: http://www.ital.sp.gov.br

Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos/sbCTA
Av. Brasil, 2880 Jd. Chapadão – Campinas/SP – CEP 13070-178 - CNPJ: 46.113.742/0001-24 – IE: Isento - Fones: (19) 3241-0527 – (19) 3241-5793 - Email: sbcta@sbcta.org.br
© 2015 sbCTA, Todos os Direitos Reservados
Topo