Topo
Notícias

Marcha para a Ciência – São Paulo

12/04/2017

Prezados senhores,


No próximo dia 22 de abril, sábado, temos um compromisso com a agenda da ciência, que irá acontecer simultaneamente em todo o planeta. A Marcha pela Ciência está sendo convocada em mais de 400 cidades em todos os continentes, sobretudos nos Estados Unidos, onde começou a iniciativa, e Europa.

Trata-se de um evento mundial que pretende chamar a atenção de estudantes, professores, cientistas e pesquisadores, governantes e tomadores de decisão, e de toda a sociedade, sobre a necessidade de apoiar e preservar as instituições e a comunidade científica de todo o planeta. Esse apoio torna-se fundamental em um momento em que a atividade científica para o bem de todos sofre várias ameaças, como mudanças em políticas públicas, redução e desvio de verbas e financiamentos públicos, partidarização política da ciência e, o que mais assusta, a tomada de decisões políticas que não levam em consideração as evidências científicas. Isso ocorre nos Estados Unidos, de maneira gritante em relação ao que vêm demonstrando pesquisas relacionadas às mudanças climáticas, mas também em todo o planeta.

Os organizadores da Marcha pela Ciência entendem, como nós da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que a ciência está em todo lugar e afeta a vida de todos. Portanto, a aplicação da ciência para a sociedade não pode estar à margem das grandes tomadas de decisão no campo político. E o melhor caminho para garantir que a ciência possa influenciar diretamente nas políticas públicas é encorajar as pessoas a apreciar e se envolver com a ciência. Entendemos que o fortalecimento da ciência passa também pelo fortalecimento da democracia em todos os países.

No Brasil, a Marcha pela Ciência acontecerá em São Paulo e em Natal (RN), de acordo com a agenda oficial do evento internacional. O objetivo é reunir pessoas de toda a comunidade científica e acadêmica, e todos os interessados na ciência como um bem comum para a melhoria da qualidade de vida de todos, e como o melhor instrumento para a evolução do conhecimento humano. A organização do evento em São Paulo definiu alguns princípios fundamentais para defender no âmbito da Marcha pela Ciência, que incluem:

1.A ciência serve ao bem comum
2.Educação científica de ponta
3.Pela comunicação científica aberta, honesta e ao alcance do público
4.Por políticas e regulamentos de interesse público baseados em evidências
5.Pelo financiamento das pesquisas científicas e suas aplicações

A SBPC apoia integralmente a iniciativa de realização da Marcha pela Ciência e convida a todos seus associados a participarem do evento. Esperamos, ainda, que as sociedades científicas também convidem seus associados e amigos a participar do evento, que deverá dar início a um grande movimento planetário pela ciência como um bem comum de toda a humanidade.


Serviço:
- Marcha para a Ciência – São Paulo
Website: www.marchapelacienciasp.com
Data e local: 22 de abril de 2017 – 14 horas – Largo da Batata – Pinheiros – São Paulo, SP
- March for Science
Website: www.marchforscience.com
Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos/sbCTA
Av. Brasil, 2880 Jd. Chapadão – Campinas/SP – CEP 13070-178 - CNPJ: 46.113.742/0001-24 – IE: Isento - Fones: (19) 3241-0527 – (19) 3241-5793 - Email: sbcta@sbcta.org.br
© 2015 sbCTA, Todos os Direitos Reservados
Topo